Pós-Graduação

Este grupo de pesquisa é coordenado pelo Prof. Dr. Jackson Gois, docente do Departamento de Educação do IBILCE/UNESP. O grupo de pesquisa é certificado pela UNESP e registrado no CNPq. O tema principal de investigação são os processos de elaboração de significados com foco na linguagem. Para isso, partimos dos pressupostos teóricos sobre motivação e concepções socioculturais de James Wertsch, bem como das filosofias de Ludwig Wittgenstein e Charles Sanders Peirce.

O GPESig desenvolve seus trabalhos no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP, que é um programa interunidades da Área de Ensino da CAPES. Atualmente, fazem parte deste grupo de pesquisa Renata Oliveira Yamaguchi, Janderson dos Santos Gonçalves e Lucas Fernandes Domingues.

Pós-Doutorado concluído no GPESig:

Ricardo Castro de Oliveira (2020) – Motivação de alunos de licenciatura em Química do IFSP.

Dissertações de mestrado concluídas no GEPSig:

Adriano Pozzo Maioralli (2018) – Elaboração de significados com o uso de representações químicas no ensino superior. de química

Gabriela Mantovanelli Bevilaqua (2020) – Gêneros discursivos como ferramenta cultural no ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

Juliana Delucia (2020) – A Argumentação Científica no Estágio Curricular Supervisionado de Química.

Juliane Santana Rocha de Melo (2018) – Concepção de jogo e linguagem no ensino de química: uma aproximação entre jogos de linguagem e a teoria da ação mediada.

Marciana Catanho (2018) – Relações entre motivação e aprendizagem no ensino de Química.

Matheus Martins da Silva (2019) – Elaboração de significados e saberes docentes no projeto PIBID.

Moisés da Silva Lara (2014) – Elaboração de significados com analogias em atividades na sala de aula de química.

Teily Cristiane Bento Mosconi (2019) – Elaboração de significados sobre experimentação no Ensino Superior: uma análise através do Estágio Supervisionado em Química.